Quer descobrir como fazer acarajé, um dos pratos mais famosos e saborosos da culinária baiana. Ele consiste em um bolinho frito de massa de feijão-fradinho, recheado com vatapá, caruru, camarão seco e salada. O acarajé é vendido nas ruas pelas baianas, que usam roupas brancas e turbantes coloridos, sendo assim considerado um patrimônio imaterial do Brasil.
Neste artigo, vamos te mostrar como fazer acarajé em casa, seguindo a receita tradicional da Bahia. Você vai aprender como fazer acarajé seguindo o passo a passo para preparar a massa, o recheio e a montagem do acarajé, além de dicas e variações para deixar o seu prato ainda mais gostoso. Confira!
Índice
Ingredientes
Como fazer acarajé com os seguintes ingredientes:
Massa:
- 1 kg de feijão-fradinho quebrado e sem casca
- 2 cebolas grandes picadas
- Sal a gosto
- Azeite de dendê para fritar
Vatapá:
- 300 g de pão francês amanhecido
- 2 xícaras de chá de água
- 2 xícaras de chá de caldo de peixe
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de sopa de gengibre ralado
- 1 xícara de chá de camarão seco sem casca
- 3/4 de xícara de chá de amendoim torrado e sem pele
- 1 xícara de chá de castanha de caju torrada
- 1 e 1/2 xícara de chá de leite de coco
- 3/4 de xícara de chá de azeite de dendê
- Sal e pimenta a gosto
Caruru:
- 500 g de quiabo lavado e picado
- 1/4 de xícara de chá de azeite de dendê
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/2 xícara de chá de camarão seco sem casca
- 1/4 de xícara de chá de amendoim torrado e sem pele
- 1/4 de xícara de chá de castanha de caju torrada
- 1/2 xícara de chá de leite de coco
- Sal e pimenta a gosto
Salada:
- 4 tomates picados
- 1 cebola roxa picada
- 1/4 de xícara de chá de coentro picado
- Suco de 1 limão
- Sal e pimenta a gosto
Como fazer acarajé: Modo de preparo
Como fazer acarajé envolve algumas etapas. Veja como fazer cada uma delas:
A massa:
- Primeiramente coloque o feijão-fradinho em uma tigela com água e deixe de molho por 12 horas. Depois, escorra e retire as cascas com as mãos ou com uma peneira.
- No liquidificador, bata o feijão-fradinho com as cebolas e o sal até formar uma pasta lisa e homogênea. Posteriormente, transfira para uma tigela e bata com uma colher de pau até a massa ficar aerada e dobrar de volume.
- Em uma panela grande, aqueça o azeite de dendê em fogo alto. Em seguida Com a ajuda de duas colheres, modele os bolinhos de acarajé e frite-os no azeite quente, virando-os para dourar por igual. Em seguida retire com uma escumadeira e escorra em papel absorvente.
O vatapá:
- Primeiramente em uma tigela, coloque o pão picado e regue com a água e o caldo de peixe. Em seguida deixe de molho por 15 minutos, ou até o pão amolecer.
- No liquidificador, bata o pão com a cebola, o alho, o gengibre, o camarão, o amendoim e a castanha até formar uma pasta lisa e homogênea. Em seguida, transfira para uma panela em fogo médio e mexendo sempre para não grudar.
- Logo depois adicione o leite de coco, o azeite de dendê, o sal e a pimenta e cozinhe, mexendo sempre, até o vatapá engrossar e soltar do fundo da panela. Reserve.
O caruru:
- Em uma panela, aqueça o azeite de dendê em fogo médio e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Em seguida junte o quiabo e o camarão e cozinhe, mexendo de vez em quando, até o quiabo ficar macio e soltar a baba.
- No liquidificador, bata o amendoim e a castanha com um pouco de água até formar uma pasta lisa e homogênea. Adicione ao quiabo e misture bem.
- Junte o leite de coco, o sal e a pimenta e cozinhe, mexendo sempre, até o caruru engrossar e soltar do fundo da panela. Reserve.
A salada:
- Em uma tigela, misture os tomates, a cebola, o coentro, o suco de limão, o sal e a pimenta. Reserve.
Para a montagem:
- Corte os bolinhos de acarajé ao meio e recheie com o vatapá, o caruru, a salada e mais camarão seco, se desejar. Sirva quente ou frio, acompanhado de pimenta malagueta.
Como fazer acarajé: Dicas e variações
Como fazer acarajé, uma receita que pode ser adaptada de acordo com o seu gosto e disponibilidade de ingredientes. Veja algumas dicas e variações:
- Você pode comprar o feijão-fradinho já quebrado e sem casca em lojas especializadas em produtos nordestinos, ou quebrar o feijão no liquidificador, usando a função pulsar, e depois retirar as cascas com água e uma peneira.
- Você pode substituir o camarão seco por camarão fresco ou defumado, ou ainda usar bacalhau desfiado ou carne seca desfiada no recheio do acarajé.
- Você pode acrescentar outros temperos à massa do acarajé, como coentro, salsa, cebolinha, cominho ou colorau, para dar mais sabor e cor ao bolinho.
- Você pode servir o acarajé com outros molhos, como vinagrete, maionese, catchup ou mostarda, para variar o sabor e agradar a todos os paladares.
- Você pode congelar os bolinhos de acarajé já fritos e recheá-los na hora de servir, aquecendo-os no forno ou no micro-ondas.
Conclusão
O acarajé é uma receita que vale a pena fazer em casa, pois é deliciosa, nutritiva e cheia de sabor. Assim você pode fazer o acarajé para servir como entrada, petisco ou prato principal, em qualquer ocasião. Portanto, experimente fazer o acarajé seguindo a receita tradicional da Bahia ou com as dicas e variações que sugerimos e surpreenda a sua família e os seus amigos com essa iguaria nordestina. Bom apetite!